fbpx

Autocuidado! Por que não cuidamos de nós mesmos?

Estamos assistindo uma epidemia de doenças mentais, principalmente os países ocidentais e capitalistas.

As pessoas não conseguem parar e olhar para si, vivem num ritmo frenético, olhando somente aquilo que podem ter, esquecendo completamente do ser.

O capitalismo traz esta ideia de que você tem que fazer sucesso a qualquer custo, para assim alimentar a cadeia de produção com trabalho e dedicação, enriquecendo ainda mais quem já é rico e sugando aqueles que são pobres.

Mas o que realmente impede as pessoas de olharem para si e levarem em consideração esta necessidade de cuidar de si?

De ter um sono de qualidade, uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos, sair com amigos, viajar, ir para praia? Ou seja, recarregar as energias dando a mente um tempo de sossego, sem pensar em sucesso, desempenho e ganhar dinheiro.

Podemos lista aqui a falta de recursos, falta de tempo, procrastinação e preguiça, falta de hábito, e muito mais.

Eu arrisco dizer que sim, estes itens podem contribuir para o não autocuidado. Porem, há outro fator que vejo que potencializa ainda mais esta epidemia, é a dependência, a qual criamos na fase de criança e mantemos na fase adulta.

Não aprendemos a ter um repertório de independência. E nesta dependência do outro seguimos acessando o senso do prazer, procrastinando muitas coisas na vida, pois sempre tem alguém que faça por nós. O senso do dever fica fraco, tudo é muito difícil, há uma preferência que o outro cuide mim e faca por mim.

Até pouco tempo os homens eram cuidados pelas suas mães e depois pelas suas mulheres. Há homens que até hoje não sabe ligar um fogão. Depende da mulher para tudo, até para comprar suas roupas.

Precisamos todos de forma urgente acessar nosso adulto saudável e independente e criar repertórios para lidar com situações adversas e aprendermos a cuidar de nós mesmos. Precisamos urgente criar um senso de dever e resiliência.

A terapia é consciência da necessidade de autocuidado e seus enfoques são trilhas que ajudam você acessar a sua independência e valorizar cada dia que passa a si, desenvolvendo um autocuidado.

Pois se você não se cuida ninguém fará isso por você.

 

Quer saber mais sobre Autocuidado e Saúde Mental? Me acompanhe no Instagram

Se estiver sobrecarregado ou precisando de apoio, um psicólogo pode te ajudar a encontrar o caminho.

Copyright© 2024 Clever Psicólogo. Todos direitos reservados.