fbpx

Qual a real importância da atenção no aqui e agora?

Estar no aqui-agora é poder perceber o seu real estado no presente, tanto mental como corporal. Os canais de captação do mundo externo (tato, paladar, olfato, visão e audição) ficam mais aflorados e a pessoa inicia uma possibilidade de reconhecer o mundo no momento em que estão ocorrendo os fenômenos.

Isto não significa que haverá uma alienação, desconsiderando o passado ou não levando em consideração o futuro, muito pelo contrário. Quando a pessoa se deixa ser e acessa o aqui-agora por alguns momentos, o corpo considera como uma “folga”, um alívio às preocupações cotidianas. Isto ajuda muito no alívio da ansiedade e estresse.

Fomos programados desde muito pequenos a levar nossa atenção para o externo e múltiplas coisas, em tempos de redes sociais nossa atenção é tragada e triturada.

Agora, a pergunta que fica é:

Como conseguir entrar neste estado de mente?

Bom, é um processo que demanda disciplina e práticas para possibilitar a mudança no formato de estar atento ao mundo. O Mindfulness é uma técnica poderosa para ajudar nesta caminhada.

E uma das bases do mindfulness é a respiração. Então pare um pouco, feche os olhos e respire profundamente, faça isto algumas vezes e verá que já alivia bastante. Procure um profissional da psicologia para lhe ajudar a praticar mindfulness.

Quer mais conteúdos sobre relações, mindfulness e autoconhecimento? Me acompanhe nas minhas redes sociais.
Instagram

Linkedin

YouTube

Se estiver sobrecarregado ou precisando de apoio, um psicólogo pode te ajudar a encontrar o caminho.

Copyright© 2024 Clever Psicólogo. Todos direitos reservados.