fbpx

Angustia! Quando o vazio bate a porta!

O que é a angústia, afinal? Ela é um derivado do medo, uma emoção intrínseca a todos nós. Quando o medo ou a ansiedade se manifestam, nosso corpo aciona o alarme de alerta, acionando o sistema de luta ou fuga.

Porém, a angústia é diferente. Ela é o medo da finitude, do incontrolável, do vazio da existência. Portanto, daquilo que não podemos simplesmente lutar ou fugir dela. 

No mundo dos adultos saudáveis, a angústia não é uma doença a ser tratada, mas sim uma emoção a ser compreendida e aceita. Quando nos relacionamos com a angustia, bancamos e vencemos, tornamo-nos humanos melhores, independentes, autodesenvolvidos, alta autoestima. Não é fácil!! Só para os fortes!!!

Como disse Pondé: viemos de um lugar que não sabemos, estamos aqui sem saber completamente o porquê, e o futuro é incerto, mentimos na maioria da vezes sobre este assunto. Então, é muito natural sentir angústia diante dessa complexidade, não acham?

Outro ponto a acrescentar é que, infelizmente, estamos testemunhando uma epidemia de drogas como álcool e anfetaminas, muitas vezes usadas para escapar da angústia. No entanto, lembre-se: essas substâncias não são a resposta! Ao contrário, elas podem criar dependência e causar sérios danos à saúde mental a longo prazo, ampliando ainda mais a angústia que tanto queremos superar.

Nos deparamos em nossas vidas sempre com aquilo que controlamos e aquilo que não controlamos. E a angustia aparece exatamente quando não temos controle. O caminho é aceitar o incontrolável.

O yoga, com seus movimentos suaves e asanas, nos guia para o presente, para o aqui e agora. Conseguimos nos conectar conosco e experienciar a famosa presença. Nessa jornada, aprendemos a discernir o controlável do incontrolável, encontrando serenidade mesmo nas incertezas e aceitação do incontrolável. Portanto, uma ferramenta poderosa para ajudar na angustia.

Pense nisto!! Bom estado de mente.

 

Se estiver sobrecarregado ou precisando de apoio, um psicólogo pode te ajudar a encontrar o caminho.

Copyright© 2024 Clever Psicólogo. Todos direitos reservados.