fbpx

Autocuidado! Por que não cuidamos de nós mesmos?

Entender como a sua mente funciona no processo da ansiedade é de fundamental importância para lidar com esta emoção.

A ansiedade é um medo, um medo imaginário e antecipatório. Devemos levar em consideração que a nossa espécie só sobreviveu a predadores muito mais equipados graças a ansiedade, em boa parte.

Temos uma região no cérebro chamada sistema límbico, sendo nosso centro emocional, a qual é bem sensível a perigos. Uma vez detectado perigo, este sistema aciona outro sistema, o chamado luta, fuga ou paralisação, o qual resulta na ansiedade patológica

Ocorre que esta região do cérebro age de forma quase autônoma, com o intuito de proteção humana, não passando pelo cognitivo. Por isso, quando nos sentimos ameaçados usamos de padrões comportamentais imaturos, os quais já estão de fácil acesso neste cérebro emocional.

Quando sofremos traumas, abusos, dificuldades e dores, a mente cria um simulador de futuro, o qual é muito sensível, sempre prevendo catástrofes e acionando com muita facilidade o sistema de luta fuga ou paralisação.

A ansiedade patológica se instala, com ela todos os sintomas. O ansioso então parte para o controle, quer controlar tudo e todos. Porém, não controlamos tudo em nossas vidas. Então, o ansioso fica mais ansioso.

Reconhecer isto internamente ajuda a vermos que a ansiedade é uma proteção e deixamos de responder de forma tão automáticas padrões internos que nos dominam.

Quem tem que estar no comando da sua mente é você e não a sua ansiedade.

Se estiver sobrecarregado ou precisando de apoio, um psicólogo pode te ajudar a encontrar o caminho.

Copyright© 2024 Clever Psicólogo. Todos direitos reservados.